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domingo, 25 de setembro de 2011

AULA 10 - ENEM


Tudo sobre a redação do Enem


1. Perfil geral


* Tipo: dissertativo-argumentativo

* Tema: ordem social

* Duração: no máximo, uma hora (treinar redução gradual)

* Tamanho: no máximo, 30 linhas (treinar com menos)


OBS: Não ultrapassar, porque corretor não visualiza conteúdos fora das margens.


2. Correção


* Nota mínima (depois do zero): 2,5 (0,5 x 5)

* Tempo de análise de cada texto: no máximo, três minutos por redação.

* Ausência de revisão + discrepância apenas oficial (acima de 5,0)

Dica: além de ser boa, a redação deve PARECER boa


2.1. Critérios


a) Modalidade escrita


* Domínio da norma culta:

- Correção (pontuação, acentuação, regência, paralelismo, ortografia, construção frasal etc.)

- Registro (formalidade, ausência de gírias e palavras abreviadas)

* Problema: subjetividade (“erros pouco aceitáveis”)


Dicas:

- Atenção máxima na escrita

- Ceticismo (risco zero, erro zero)

- Revisão cuidadosa, especialmente de erros mais freqüentes (PDCA)

- Uso estratégico do “cujo”

- Cuidado com frases iniciadas com gerúndio


b) Tema / Tipo de texto / Interdisciplinaridade


* Tema:

- Tolerância relativa a fugas totais

- Valorização elevada de abordagens “perfeitas”


* Dissertação

- Funções (Introd/ Desenv / Concl)

- Teor argumentativo

- Paragrafação regular


Dicas:

- necessidade absoluta de clareza

- referências claras ao tema (paráfrases)


OBS: (improvável) possibilidade de “novos formatos”



c) Coerência / Coletânea


* “Projeto de texto”:

- Necessidade extrema de planejamento e clareza

- Presença de eixo ou tese

- Progressão temática

- Circularidade entre introdução, conclusão e título

- Ganchos semânticos


* Força intrínseca dos argumentos


Dica:

- Argumentação clara, organizada, de fácil compreensão na primeira leitura (cuidado com linguagem sofisticada e premissas confusas)


d) Coesão


* Referencial: evitar repetição de palavras e ambiguidades

* Seqüencial: uso de conectivos / frases de apoio


Dicas:

- Revisão atenta em busca de repetições prováveis (palavras do tema, por exemplo)

- Uso freqüente de conectivos, de preferência deslocados para o meio da frase

- Explicitação de ganchos (benefício para coesão e coerência - 40% da nota)


e) Proposta de intervenção


* Necessidade de problematização

* Respeito aos valores humanos (desrespeito = nota mínima)

* “Esboçar idéia” x “proposta genérica” x “proposta específica” (≠ detalhamento)

(investimento em (ampliação do foco escolar (criação de disciplinas escolares, como

educação) para formação de valores, “política”, “direito essencial” e “ética)

e não restrita a conteúdos)

Dica:

- Evidenciação do “passo-a-passo”

- Bom senso

Solução: calma + bom senso


3. Estratégias diferenciais


3.1. Interdisciplinaridade


* Atualidades / informatividade


- Citação de casos recentes (de conhecimento nacional)

- Presença de referências culturais, especialmente literárias (autores, obras, frases, teorias)


* Uso de argumentos relacionados a outras disciplinas


- História: introdução / evidências históricas (leis + movimentos sociais e políticos)

- Geografia: lógica econômica + questões geo-políticas


* Recursos de criatividade


- Preferência por introdução histórica, cultural ou jornalística

- Menção metafórica a outras disciplinas (“equação” + “inércia” + “mecanismos homeostáticos” + “variável”)


OBS3: “Beba com moderação” (cuidado com exageros)

OBS4: Conceitos específicos devem ser explicados


3.2. Coletânea


* Direcionamento da abordagem

- Contexto: mundial x global

- Restrições: grupos sociais / questões específicas


* Uso inteligente dos fragmentos: interpretação, extração de idéias e associação “natural” à redação


3.3. Postura


* Nacionalismo crítico: identificação de problemas

* Senso de missão social / cidadania / consciência coletiva

* Postura ativa, com capacidade de questionamento


Dica: possível uso da primeira pessoa do plural


3.4. Propostas de intervenção


* Dois níveis de intervenção


- Conjuntural (soluções emergenciais)

- Estrutural (longo prazo / ataque às causas do problema)


* Discurso realista e otimista:


- Chance de melhora

- Reconhecimento das limitações

“Embora a idéia de resolver o problema XX por completo pareça utópica, é possível amenizar seus efeitos”.


* Necessidade de coerência entre as causas analisadas e as soluções propostas

* Passo-a-passo

a) Identificar o problema

Falta de interesse + dificuldade de acesso


b) Idéia-núcleo

Estímulo + facilidade de acesso


c) Proposta genérica

Educação + intervenção do estado


d) Proposta específica

Campanhas de incentivo à leitura / Dramatização de histórias / programas de premiação de leitores / círculos de leitura + subsídios à produção de livros / investimento e desburocratização de bibliotecas públicas


4. Estrutura


* Quatro parágrafos ou cinco parágrafos curtos

* Conclusão (mas não apenas ela) necessariamente com soluções

* Lógica de apresentação: causas → conseqüências → soluções (agentes transformadores)


* Estrutura 1:

Introdução

D1: Problema 1 / causa 1

((D2: Problema 2 / causa 2))

D3: Soluções conjunturais

Soluções estruturais


* Estrutura 2:

Introdução

D1: Problema 1 + solução 1

D2: Problema 2 + solução 2

((D3: Problema 3 + solução 3))

Soluções estruturais


* Estrutura 3:

Introdução

D1: Causas

D2: Conseqüências

D3: Soluções conjunturais

Soluções estruturais





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