Tudo sobre a redação do Enem
1. Perfil geral
* Tipo: dissertativo-argumentativo
* Tema: ordem social
* Duração: no máximo, uma hora (treinar redução gradual)
* Tamanho: no máximo, 30 linhas (treinar com menos)
OBS: Não ultrapassar, porque corretor não visualiza conteúdos fora das margens.
2. Correção
* Nota mínima (depois do zero): 2,5 (0,5 x 5)
* Tempo de análise de cada texto: no máximo, três minutos por redação.
* Ausência de revisão + discrepância apenas oficial (acima de 5,0)
Dica: além de ser boa, a redação deve PARECER boa
2.1. Critérios
a) Modalidade escrita
* Domínio da norma culta:
- Correção (pontuação, acentuação, regência, paralelismo, ortografia, construção frasal etc.)
- Registro (formalidade, ausência de gírias e palavras abreviadas)
* Problema: subjetividade (“erros pouco aceitáveis”)
Dicas:
- Atenção máxima na escrita
- Ceticismo (risco zero, erro zero)
- Revisão cuidadosa, especialmente de erros mais freqüentes (PDCA)
- Uso estratégico do “cujo”
- Cuidado com frases iniciadas com gerúndio
b) Tema / Tipo de texto / Interdisciplinaridade
* Tema:
- Tolerância relativa a fugas totais
- Valorização elevada de abordagens “perfeitas”
* Dissertação
- Funções (Introd/ Desenv / Concl)
- Teor argumentativo
- Paragrafação regular
Dicas:
- necessidade absoluta de clareza
- referências claras ao tema (paráfrases)
OBS: (improvável) possibilidade de “novos formatos”
c) Coerência / Coletânea
* “Projeto de texto”:
- Necessidade extrema de planejamento e clareza
- Presença de eixo ou tese
- Progressão temática
- Circularidade entre introdução, conclusão e título
- Ganchos semânticos
* Força intrínseca dos argumentos
Dica:
- Argumentação clara, organizada, de fácil compreensão na primeira leitura (cuidado com linguagem sofisticada e premissas confusas)
d) Coesão
* Referencial: evitar repetição de palavras e ambiguidades
* Seqüencial: uso de conectivos / frases de apoio
Dicas:
- Revisão atenta em busca de repetições prováveis (palavras do tema, por exemplo)
- Uso freqüente de conectivos, de preferência deslocados para o meio da frase
- Explicitação de ganchos (benefício para coesão e coerência - 40% da nota)
e) Proposta de intervenção
* Necessidade de problematização
* Respeito aos valores humanos (desrespeito = nota mínima)
* “Esboçar idéia” x “proposta genérica” x “proposta específica” (≠ detalhamento)
(investimento em (ampliação do foco escolar (criação de disciplinas escolares, como
educação) para formação de valores, “política”, “direito essencial” e “ética)
e não restrita a conteúdos)
Dica:
- Evidenciação do “passo-a-passo”
- Bom senso
Solução: calma + bom senso
3. Estratégias diferenciais
3.1. Interdisciplinaridade
* Atualidades / informatividade
- Citação de casos recentes (de conhecimento nacional)
- Presença de referências culturais, especialmente literárias (autores, obras, frases, teorias)
* Uso de argumentos relacionados a outras disciplinas
- História: introdução / evidências históricas (leis + movimentos sociais e políticos)
- Geografia: lógica econômica + questões geo-políticas
* Recursos de criatividade
- Preferência por introdução histórica, cultural ou jornalística
- Menção metafórica a outras disciplinas (“equação” + “inércia” + “mecanismos homeostáticos” + “variável”)
OBS3: “Beba com moderação” (cuidado com exageros)
OBS4: Conceitos específicos devem ser explicados
3.2. Coletânea
* Direcionamento da abordagem
- Contexto: mundial x global
- Restrições: grupos sociais / questões específicas
* Uso inteligente dos fragmentos: interpretação, extração de idéias e associação “natural” à redação
3.3. Postura
* Nacionalismo crítico: identificação de problemas
* Senso de missão social / cidadania / consciência coletiva
* Postura ativa, com capacidade de questionamento
Dica: possível uso da primeira pessoa do plural
3.4. Propostas de intervenção
* Dois níveis de intervenção
- Conjuntural (soluções emergenciais)
- Estrutural (longo prazo / ataque às causas do problema)
* Discurso realista e otimista:
- Chance de melhora
- Reconhecimento das limitações
“Embora a idéia de resolver o problema XX por completo pareça utópica, é possível amenizar seus efeitos”.
* Necessidade de coerência entre as causas analisadas e as soluções propostas
* Passo-a-passo
a) Identificar o problema
Falta de interesse + dificuldade de acesso
b) Idéia-núcleo
Estímulo + facilidade de acesso
c) Proposta genérica
Educação + intervenção do estado
d) Proposta específica
Campanhas de incentivo à leitura / Dramatização de histórias / programas de premiação de leitores / círculos de leitura + subsídios à produção de livros / investimento e desburocratização de bibliotecas públicas
4. Estrutura
* Quatro parágrafos ou cinco parágrafos curtos
* Conclusão (mas não apenas ela) necessariamente com soluções
* Lógica de apresentação: causas → conseqüências → soluções (agentes transformadores)
* Estrutura 1:
Introdução
D1: Problema 1 / causa 1
((D2: Problema 2 / causa 2))
D3: Soluções conjunturais
Soluções estruturais
* Estrutura 2:
Introdução
D1: Problema 1 + solução 1
D2: Problema 2 + solução 2
((D3: Problema 3 + solução 3))
Soluções estruturais
* Estrutura 3:
Introdução
D1: Causas
D2: Conseqüências
D3: Soluções conjunturais
Soluções estruturais
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