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segunda-feira, 31 de outubro de 2011

AULA 12 -NARRAÇÃO- UFF, CEDERJ


COMO já vimos em aulas anteriores, o tipo de texto constantemente cobrado em vestibulares é a dissertação argumentativa.Entretanto.alguns trazem surpresas tais como: artigo de opinião, narração, carta argumentativa, descrição etc.ESSE TIPO DE texto pode "cair" na redação de alguns vestibulares, por isso é bom estar preparado e atento!

Narração

1. Conceito

É qualquer texto em que se conta uma história, necessariamente caracterizada transformações (mudanças de situação) em tempo e espaço determinados. A lógica da narração passa por quatro mudanças, sejam elas implícitas ou explícitas:

- Surgimento de uma vontade (ou dever);

- Aquisição de competência (ou conhecimento);

- Realização da vontade (mudança principal);

- Apresentação de consequências (prêmios e/ou castigos).

OBS: quanto mais longa e complexa a narrativa, mais mudanças de situação ocorrerão. Muitas vezes, há várias sendo realizadas simultaneamente. Ex: novela.

2. Características

a) Adequação da linguagem ao foco narrativo e aos personagens (nível de formalidade)

b) Presença de transformações (mudanças de situação)

c) Figuratividade (termos concretos, representações da realidade)

d) Progressão temporal definida (ordem aleatória)

e) Uso freqüente de tempos passados (pretéritos perfeito, imperfeito e mais-que-perfeito, futuro do pretérito).

3. Elementos

Para elaborar uma narração completa, pode-se recorrer a seis perguntas elementares:

* Quem? Personagens

* Onde? Espaço

* Quando? Tempo

* O quê? Fatos, mudanças de situação

* Como? Articulação de fatos →→→→→→ Enredo

* Por quê? Causas, explicações, motivações

OBS: O texto não precisa oferecer todas as respostas de maneira explícita, mas é importante que o escritor pense nelas ao criar sua história.

3.1. Enredo

* História propriamente dita / Desenrolar das ações / Seqüência dos acontecimentos (transformações)

* Etapas:

- Normalidade / Estado de harmonia

- Ruptura com a normalidade (fato narrativo)

- Complicação

- Clímax: complicação máxima

- Desfecho: volta à normalidade ou a um novo estado

* Momentos:

- Carência: “Herói” toma consciência de uma carência

- Busca: desenrolar das ações em busca do objetivo

- Resultado: vitória ou derrota

3.2. Narrador

* Foco narrativo:

- 1ª pessoa - protagonista

- 1ª pessoa - personagem secundário

- 3ª pessoa – observador

- 3ª pessoa – onisciente

Dicas:

* 1ª pessoa:

- enfatizar o que o narrador não percebe

- explorar os sentimentos e impressões do narrador

* 3ª pessoa:

- Criar simultaneidades

- Comentar a narrativa

* Discursos:

- Direto

- Indireto

- Indireto livre

3.3. Personagens

Trata-se de seres narrativos feitos de palavras, que contêm as possibilidades das ações e paixões do ser humano. Devem ser, necessariamente, verossímeis (adequadas às realizações da história).

a) Classificações

* Pela importância

- Protagonistas: personagens principais, que sofrem ou realizam as maiores mudanças de situação.

- Antagonistas: personagens que se opõem aos desejos do protagonista.

- Secundários: aqueles que têm papéis de menor importância – ou importância temporária – na trama.

* Pela característica:

- “Tipos”: personagens simples, constantes e, muitas vezes, caricaturados.

- Multifacetados: personagens complexos, inconstantes e, frequentemente, contraditórios.

OBS: Embora sejam mais comuns em histórias mais simples, personagens “tipos” podem ser úteis em histórias complexas como representação de uma classe da sociedade.

b) Caracterização:

É a citação clara ou sutil de aspectos relevantes do personagem para a história (ex: nome).

* Física: aspectos visíveis aos demais personagens ou ao narrador.

* Psicológica: valores morais, temperamento, fragilidades.

OBS: a apresentação dos personagens deve ser adequada à narração e pode ser direta e/ou indireta (esta última tem maior valor literário).

3.4. Espaço

Trata-se dos ambientes em que se movem os personagens.

* Funções:

- Contextualizadora: descrição do ambiente a fim de facilitar a imaginação da trama.

- Simbólica: relação entre ambientes, personagens e mudanças de situação.

Dica: relacionar ambiente escolhido ao propósito da narrativa.

3.5. Tempo

* Tempo da ficção (ou da narrativa): quando os eventos ocorrem.

- Função: contextualizar os eventos.

- Uso de marcas e conectivos temporais: “Naquele dia”; “horas depois”; “Ao mesmo tempo”.

* Ritmo da narrativa:

- Velocidade em que se conta a história.

- Lento: digressões, descrições, detalhismo, períodos longos.

- Rápido: períodos curtos, verbos e substantivos (menos adjetivos e advérbios)

- Dica: suspense (demora em revelar algo)

* Dica: recurso do flashback

4. Outras dicas

* É essencial que todas as ações, o ambiente, as falas, os personagens, tudo, enfim, tenha papel na trama.

* Algo mencionado no início, aparentemente desnecessário, pode ser retomado no final (dar pequenas pistas no início e retomá-las no final (Ex: dizer que um personagem é gordo, no início, pois ele não conseguirá passar em determinado lugar)

* Seleção de fatos: o que deve ser contado e o que pode ficar implícito.

* Coerência temporal: de que momento é narrada a história?

domingo, 25 de setembro de 2011

AULA 11- ENEM > G O M I F (Governo, Ongs,Mídia, Instituições de ensino e Família, OS AGENTES TRANSFORMADORES



Criação de leis possíveis


Intensificação do trabalho de assistentes socia

* Governo Desburocratização dos processos

Benefícios fiscais

Investimento em mão-de-obra qualificada e infra-estrutura

Projetos de conscientização


- Assistencialismo: arrecadação de alimentos, roupas, livros

* ONGs - Capacitação: pré-vestibulares comunitários + treinamento técnico

- Defesa de causa: contra corrupção, violência, desmatamento, voto consciente


- Campanhas de conscientização

- Análise crítica dos fatos

* Mídia: - Cobertura cuidadosa

- Ficção engajada (novelas, filmes e minisséries sobre o tema)

- Divulgação de projetos

- Estímulo a ações afirmativas e à cidadania plena


- Novas disciplinas (ampliação do foco para educação crítica e moral)

- Acompanhamento dos professores

* Instituições de ensino - Criação de microcosmos

- Visita a instituições, exposições

- Organização de palestras e/ou oficinas


- Presença mais freqüente dos pais na educação dos filhos

* Família: - Maior atenção à formação moral, e não apenas intelectual

- Bom senso no equilíbrio entre liberdade e responsabilidade


OBS: A família deve ser conscientizada pelos outros agentes antes de agir para evitar discursos vazios.

AULA 10 - ENEM


Tudo sobre a redação do Enem


1. Perfil geral


* Tipo: dissertativo-argumentativo

* Tema: ordem social

* Duração: no máximo, uma hora (treinar redução gradual)

* Tamanho: no máximo, 30 linhas (treinar com menos)


OBS: Não ultrapassar, porque corretor não visualiza conteúdos fora das margens.


2. Correção


* Nota mínima (depois do zero): 2,5 (0,5 x 5)

* Tempo de análise de cada texto: no máximo, três minutos por redação.

* Ausência de revisão + discrepância apenas oficial (acima de 5,0)

Dica: além de ser boa, a redação deve PARECER boa


2.1. Critérios


a) Modalidade escrita


* Domínio da norma culta:

- Correção (pontuação, acentuação, regência, paralelismo, ortografia, construção frasal etc.)

- Registro (formalidade, ausência de gírias e palavras abreviadas)

* Problema: subjetividade (“erros pouco aceitáveis”)


Dicas:

- Atenção máxima na escrita

- Ceticismo (risco zero, erro zero)

- Revisão cuidadosa, especialmente de erros mais freqüentes (PDCA)

- Uso estratégico do “cujo”

- Cuidado com frases iniciadas com gerúndio


b) Tema / Tipo de texto / Interdisciplinaridade


* Tema:

- Tolerância relativa a fugas totais

- Valorização elevada de abordagens “perfeitas”


* Dissertação

- Funções (Introd/ Desenv / Concl)

- Teor argumentativo

- Paragrafação regular


Dicas:

- necessidade absoluta de clareza

- referências claras ao tema (paráfrases)


OBS: (improvável) possibilidade de “novos formatos”



c) Coerência / Coletânea


* “Projeto de texto”:

- Necessidade extrema de planejamento e clareza

- Presença de eixo ou tese

- Progressão temática

- Circularidade entre introdução, conclusão e título

- Ganchos semânticos


* Força intrínseca dos argumentos


Dica:

- Argumentação clara, organizada, de fácil compreensão na primeira leitura (cuidado com linguagem sofisticada e premissas confusas)


d) Coesão


* Referencial: evitar repetição de palavras e ambiguidades

* Seqüencial: uso de conectivos / frases de apoio


Dicas:

- Revisão atenta em busca de repetições prováveis (palavras do tema, por exemplo)

- Uso freqüente de conectivos, de preferência deslocados para o meio da frase

- Explicitação de ganchos (benefício para coesão e coerência - 40% da nota)


e) Proposta de intervenção


* Necessidade de problematização

* Respeito aos valores humanos (desrespeito = nota mínima)

* “Esboçar idéia” x “proposta genérica” x “proposta específica” (≠ detalhamento)

(investimento em (ampliação do foco escolar (criação de disciplinas escolares, como

educação) para formação de valores, “política”, “direito essencial” e “ética)

e não restrita a conteúdos)

Dica:

- Evidenciação do “passo-a-passo”

- Bom senso

Solução: calma + bom senso


3. Estratégias diferenciais


3.1. Interdisciplinaridade


* Atualidades / informatividade


- Citação de casos recentes (de conhecimento nacional)

- Presença de referências culturais, especialmente literárias (autores, obras, frases, teorias)


* Uso de argumentos relacionados a outras disciplinas


- História: introdução / evidências históricas (leis + movimentos sociais e políticos)

- Geografia: lógica econômica + questões geo-políticas


* Recursos de criatividade


- Preferência por introdução histórica, cultural ou jornalística

- Menção metafórica a outras disciplinas (“equação” + “inércia” + “mecanismos homeostáticos” + “variável”)


OBS3: “Beba com moderação” (cuidado com exageros)

OBS4: Conceitos específicos devem ser explicados


3.2. Coletânea


* Direcionamento da abordagem

- Contexto: mundial x global

- Restrições: grupos sociais / questões específicas


* Uso inteligente dos fragmentos: interpretação, extração de idéias e associação “natural” à redação


3.3. Postura


* Nacionalismo crítico: identificação de problemas

* Senso de missão social / cidadania / consciência coletiva

* Postura ativa, com capacidade de questionamento


Dica: possível uso da primeira pessoa do plural


3.4. Propostas de intervenção


* Dois níveis de intervenção


- Conjuntural (soluções emergenciais)

- Estrutural (longo prazo / ataque às causas do problema)


* Discurso realista e otimista:


- Chance de melhora

- Reconhecimento das limitações

“Embora a idéia de resolver o problema XX por completo pareça utópica, é possível amenizar seus efeitos”.


* Necessidade de coerência entre as causas analisadas e as soluções propostas

* Passo-a-passo

a) Identificar o problema

Falta de interesse + dificuldade de acesso


b) Idéia-núcleo

Estímulo + facilidade de acesso


c) Proposta genérica

Educação + intervenção do estado


d) Proposta específica

Campanhas de incentivo à leitura / Dramatização de histórias / programas de premiação de leitores / círculos de leitura + subsídios à produção de livros / investimento e desburocratização de bibliotecas públicas


4. Estrutura


* Quatro parágrafos ou cinco parágrafos curtos

* Conclusão (mas não apenas ela) necessariamente com soluções

* Lógica de apresentação: causas → conseqüências → soluções (agentes transformadores)


* Estrutura 1:

Introdução

D1: Problema 1 / causa 1

((D2: Problema 2 / causa 2))

D3: Soluções conjunturais

Soluções estruturais


* Estrutura 2:

Introdução

D1: Problema 1 + solução 1

D2: Problema 2 + solução 2

((D3: Problema 3 + solução 3))

Soluções estruturais


* Estrutura 3:

Introdução

D1: Causas

D2: Conseqüências

D3: Soluções conjunturais

Soluções estruturais





quarta-feira, 14 de setembro de 2011

PROVA DE REDAÇÃO UERJ 2010

PERCEBAM QUE APESAR DE PEDIR "SUA OPINIÃO" , NA REDAÇÃO DO VESTIBULAR. VOCÊ JAMAIS SE EXPRESSA NA PRIMEIRA PESSOA( EU) - VC EXPRESSA SUA VISÃO PARCIAL ( OPINIÃO) , PORÉM DE FORMA IMPESSOAL( SEM AFIRMAR EU ACHO, EU PENSO ETC).

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

ESTRATÉGIAS PARA O SIMULADO DO CEDERJ -REDAÇÃO

ESTRATÉGIAS PARA O SIMULADO DO CEDERJ -REDAÇÃO E PARA QUALQUER PROVA DE VESTIBULAR ( MENOS ENEM QUE É UM POUCO DIFERENTE COMO VAMOS VER NAS PRÓXIMAS AULAS)

1- LEIAM O TEMA E INTERPRETEM:" Violência contra a mulher:
Por que esses crimes continuam a ocorrer?" A SUA REDAÇÃO DEVE RESPONDER COM ARGUMENTOS CONVINCENTES AS CAUSAS DESSE COMPORTAMENTO: O PORQUÊ.

2- PENSE em violência contra a mulher e escreva tudo o que vier à sua cabeça( tempestade de ideias)...

3- selecione as ideias que julgar mais importante e pense em argumentos que pode apresentar sobre elas.

4- PENSE no tipo de introdução que vai fazer: histórica, fotográfica ,conceitual , tradicional etc

5-na introdução apresente a sua tese : a frase que sintetize o que vc vai defender no desenvolvimento com argumentação.

6-desenvolva os argumentos ( três) , um em cada parágrafo do desenvolvimento, cite exemplos ou dados para conferir força aos seus argumentos , não comente apenas ,mas tente comprovar o que afirma.

7-conclusão; não conclua com " conclui-se que.." podemos concluir ..." etc utilize conectivos de conclusão ( vejam apostila ): enfim, diante dessas situações, nessa perspectiva..., nesse contexto percebemos que ...
Faça um resumo da tese( com outras palavras) ACRESCENTE UM DADO NOVO, COM ALGUMA DAS ESTRATÉGIAS QUE ESTUDAMOS: CONCLUSÃO, IRONIA, REFLEXÃO,METÁFORA OU POSSÍVEL SOLUÇÃO.

8- DEIXE O TÍTULO POR ÚLTIMO: Seja CRIATIVO : NÃO USE MUITAS PALAVRAS ,NEM FRASES COM VERBO.ex:em vez de " A felicidade é ilusória" ESCREVA: "Felicidade ilusória";OU FAÇA UMA ADAPTAÇÃO DE UMA FRASE CONHECIDA.