PENSO

PENSO
LOGO EXISTO

segunda-feira, 14 de maio de 2012


1º. Módulo: Segunda –feira :dia 14/05

O TEMA COM O QUAL trabalharemos nesses cinco dias de preparação para o Simulado de Redação  é :
“Em que medida manifestações pró-ecológicas influenciam comportamentos  enraizados em nossa  cultura de consumo descartável?”

ENTÃO, COM BASE NESSE TEMA , VEREMOS no decorrer dos cinco módulos : INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO, ARGUMENTOS, CONLUSÃO , E OS “ERROS” MAIS COMUNS:

 Hoje no módulo 1 veremos - A estrutura dissertativa,os erros mais comuns e  a preparação para a produção da dissertação.

ESTRUTURA DA LINGUAGEM DISSERTATIVA  -A LINGUAGEM ADEQUADA À DISSERTAÇÃO

O que é dissertar?É defender uma idéia (dissertação argumentativa)    ou expor um assunto (dissertação expositiva).

O tipo de dissertação cobrada nos vestibulares é a DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA.

Dissertação = texto escrito:

Linguagem escrita ≠ linguagem falada ( oral): Por isso deve-se adequar a linguagem quando for escrever a sua dissertação argumentativa:com formalidade, no padrão culto e dentro das normas da língua.

Adequação: *evite gírias, frases ou palavras típicas da conversação, da oralidade,”muletas”: DÁI, NÉ, AÍ, BEM, BOM...
                    ** Evite também os preciocismos e arcaísmos: “vós, estejais, magnitude excelsa, solitude concomitante...” PALAVRAS DIFÍCEIS QUE NADA DIZEM NÃO DÃO BOA NOTA!

                 ***LEMBRE-SE QUE SEU TEXTO SERÁ LIDO (avaliado POR uma banca de  PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA, MESTRES, DOUTORES )portanto, precisa ser claro, objetivo, sensato , bem estruturado e organizado ,caso contrário... nota baixa!

“ERROS” MAIS COMUNS

1-AMBIGUIDADES: Os EUA opinaram que o Brasil deve cuidar de sua floresta. ( sua- de quem? Dos EUA ou do Brasil?)

2-REDUNDÂNCIAS: uso repetido e “circular”, sem dizer exatamente nada.

Ex: “Isso é muito perigoso, pode causar muitos danos porque representa um risco muito grande...” ( expressando a mesma ideia repetidamente, “girando” sem sair do lugar).

3-CLICHÊS ( FRASES ,PAAVRAS OU EXPRESSÕES DESGASTADAS):

“A esperança é a última que morre”
“Temos que nos unir”
“A vida é bela”
“O sol nasce para todos”
“Temos que deixar um mundo melhor para nossos filhos”
“A natureza é nossa mãe”
“O verde deve ser preservado”
 “A Amazônia é o pulmão do mundo”

5-DESABAFOS: evite frases diretas , exclamativas,em tom de desafio, apelo ou propaganda.

EX 1: “Vamos conter a destruição da Amazônia!”- PARECE TOM DE DISCURSO DE POLÍTICO.
Evite as exclamações numa dissertação : você não “ grita” no seu texto.

6-DIRECIONAMENTO AO LEITOR: não se deve dirigir perguntas  ao leitor , como numa conversa.

EX: “Você acha isso certo?”

7-PESSOALIDADE:   NÃO SE DEVE expressar pessoalmente AS IDEIAS.

Ex:“Eu não suporto a ideia de ver nossa floresta destruída”, “acho que devemos tomar uma atitude”, “isso é algo para o qual eu não estou preparado: ver meu planeta ser arrasado desse jeito”, “fico triste...” .Jamais use a 1ª. PESSOA DO SINGULAR – sua opinião deve ser imparcial . Substitua o “eu acho” por: “É Perceptível...”, “ É notório...”

8-LINGUAGEM METAFÓRICA OU POÉTICA: uso de poesia ou fguras excessivas d elinguagem.

EX: “Nosso verde que se derrama pelos vales, cobrindo –nos com seus braços , protegendo-nos...”

9-VÍCIOS DE LINGUAGEM:SÃO SEMELHANTES AO CLICHÊS, EXPRESSÕES CONSAGRADAS PELO USO , mas nem sempre corretas e , muitas vezes , sem sentido.

EXEMPLOS:
a nível de...
enquanto ser humano...
o mesmo, a mesma...

Iniciar  a redação com gerúndio:  EX:  “Analisando, percebendo, constatando...”

 JAMAIS CONCLUIR COM: “conclui-se” , “podemos concluir que...”, a conclusão é...”

VÍCIO muito comum: CONFUNDIR contudo  com uma conjunção de finalização de um texto . Contudo é o mesmo que : mas , entretanto , porém, todavia- dá idéia de contrariedade, idéias opostas, mudança de planos .Jamais deve ser utilizado numa conclusão como recurso de resumo das ideias anteriormente expostas
.
Exemplo: na conclusão começar com: “Contudo isso , podemos perceber...”

PREPARAÇÃO PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL: COMEÇANDO SUA DISEERTAÇÃO ARGUMENTATIVA

Passo a passo

1-Leia com calma os textos de apoio e o tema, interpretando-o.

2-Marque as palavras – chave do tema ( lembre-se :cada palavra tem sua importância )

Exemplo:Em que medida manifestações pró-ecológicas influenciam em comportamentos  enraizados em nossa cultura de consumo descartável?”

Utilizei o recurso de destacar cada palavra de uma cor diferente ,pois cada uma deve ser analisada em seu significado e contexto , sem esquecer de nenhuma delas, para se interpretar bem o tema, evitando fuga total ou parcial.

EM QUE MEDIDA- até que ponto, qual a intensidade, qual a força, qual a importância?
Manifestações- atos públicos a favor ou contra um sistema político, uma posição ideológica.
Pró- ecológicas- a favor da ecologia, da preservação do meio ambiente.
Influenciam – fazem pensar, mudam práticas, transformam hábitos , alteram rotinas, redirecionam posturas...
Comportamentos- hábitos, formas de agir, atitudes comuns.
Enraizados- na raiz, ou seja- bem arraigados, firmes, alicerçados em idéias e concepções antigas, difíceis de se modificar.
Em nossa cultura- cultura brasileira,  da qual fazemos parte , capitalista ,em ascensão econômica, em franco desenvolvimento.
De consumo- capitalista , de acúmulo de bens .
Descartável- que não dura, efêmero, que não tem utilidade longa,  muitas vezes desnecessário.

3- BRAINSTORMING- tempestade de idéias

 Escreva no rascunho tudo o que lhe vier à mente sobre o tema , quaisquer palavras, expressões ou situações , notícias, personalidades , tudo o que lembrar .

Exemplos: floresta, Chico Mendes, Código florestal, Amazônia, desmatamento, GREENPEACE, serrote, árvore, preservação, efeitos , equilíbrio ,ecossistema.

4- Escolha de idéias  e organização dos argumentos

Escolhidas as  três idéias principais e mais relevantes ao assunto ,na sua opinião: Chico Mendes, Greenpeace, Código florestal começa a construção do roteiro.

5- CONSTRUÇÃO DO ROTEIRO :

1-TESE- INTRODUÇÃO- Contextualizar e direcionar a discussão ,apresentando a tese.Nela devem estar contidos  os argumentos que você vai defender nos parágrafos seguintes.

1º. ARGUMENTO: A  influencia de Chico Mendes .

2º. ARGUMENTO: O uso da mídia como aliada pelo GREENPEACE.

3º. ARGUMENTO: Os movimentos nas redes sociais e na mídia contra a aprovação do Código florestal
.
Conclusão-  Retomar o que afirmado na tese, apresentando uma POSSÍVEL solução , reflexão  , analogia ou ressalva  - VEREMOS ISSO com mais profundidade no  MÓDULO 5, no dia 18/05)



6-CONSTRUÇÃO DA TESE- INTRODUÇÃO  


PRIMEIRA PARTE DA TESE - CONTEXTUALIZAÇÃO :
 O homem no começo do seu domínio  sobre a natureza,quando  aprendeu a produzir e manipular o fogo ,retirava dela apenas o necessário para sua sobrevivência: lenha , frutos e animais.Hoje,na nossa sociedade de consumo,  a crescente necessidade de matéria –prima  tem acarretado na  exploração indiscriminada das florestas.


SEGUNDA PARTE DA TESE- DIRECIONAMENTO:
Na década de 90,Chico Mendes manifestou-se contra essa prática, assim como  o GREENPEACE , entre outros grupos internacionais, que recorreram à mídia  com o fim de conscientizar  a população.Nos últimos meses, a discussão nas redes sociais acerca do novo código florestal tem causado polêmica.

TÓPICO FRASAL OU TESE: presente na parte final da introdução:
Todos esses movimentos levam a questão: quão necessário será destruir para efetivamente construir?

FICA ENTÃO ASSIM, A INTRODUÇÃO:
O homem no começo do seu domínio  sobre a natureza,quando  aprendeu a produzir e manipular o fogo ,retirava dela apenas o necessário para sua sobrevivência: lenha , frutos e animais.Hoje,na nossa sociedade de consumo,  a crescente necessidade de matéria –prima  tem acarretado na  exploração indiscriminada das florestas.Na década de 90,Chico Mendes manifestou-se contra essa prática, assim como  o GREENPEACE , entre outros grupos internacionais, que recorreram à mídia  com o fim de conscientizar  a população.Nos últimos meses, a discussão nas redes sociais acerca do novo código florestal tem causado polêmica.Todos esse movimentos levam à questão: quão necessário será destruir para efetivamente construir?( TESE)

CONSTRUÍDA A INTRODUÇÃO E PREPARADA A TESE , AGORA É SÓ SEGUIR O ROTEIRO E PRODUZIR SEU TEXTO.

ATÉ AMANHÃ!!

          SEU PROFESSOR DE REDAÇÃO

         PROF. FABIO EGGER










Nenhum comentário: