1º. Módulo: Segunda –feira :dia 14/05
O TEMA COM O QUAL trabalharemos
nesses cinco dias de preparação para o Simulado de Redação é :
“Em
que medida manifestações pró-ecológicas influenciam comportamentos enraizados em nossa cultura de consumo descartável?”
ENTÃO, COM BASE NESSE TEMA ,
VEREMOS no decorrer dos cinco módulos : INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO,
ARGUMENTOS, CONLUSÃO , E OS “ERROS” MAIS COMUNS:
Hoje no módulo 1 veremos - A estrutura
dissertativa,os erros mais comuns e a
preparação para a produção da dissertação.
ESTRUTURA DA LINGUAGEM DISSERTATIVA -A LINGUAGEM ADEQUADA À DISSERTAÇÃO
O que é dissertar?É defender uma idéia (dissertação argumentativa) ou expor
um assunto (dissertação expositiva).
O tipo de dissertação cobrada nos
vestibulares é a DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA.
Dissertação = texto escrito:
Linguagem escrita ≠
linguagem falada ( oral): Por isso deve-se adequar a
linguagem quando for escrever a sua dissertação argumentativa:com formalidade,
no padrão culto e dentro das normas da língua.
Adequação: *evite gírias, frases ou palavras típicas da conversação, da
oralidade,”muletas”: DÁI, NÉ, AÍ, BEM, BOM...
** Evite também os
preciocismos e arcaísmos: “vós, estejais, magnitude excelsa, solitude
concomitante...” PALAVRAS
DIFÍCEIS QUE NADA DIZEM NÃO DÃO BOA NOTA!
***LEMBRE-SE QUE SEU TEXTO
SERÁ LIDO (avaliado POR uma banca de PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA, MESTRES,
DOUTORES )portanto, precisa ser claro, objetivo, sensato , bem estruturado e
organizado ,caso contrário... nota baixa!
“ERROS” MAIS COMUNS
1-AMBIGUIDADES: Os EUA opinaram
que o Brasil deve cuidar de sua floresta. ( sua- de quem? Dos EUA ou do Brasil?)
2-REDUNDÂNCIAS: uso repetido e
“circular”, sem dizer exatamente nada.
Ex: “Isso é muito perigoso, pode causar
muitos danos porque representa um risco muito grande...”
( expressando a mesma ideia repetidamente, “girando” sem sair do lugar).
3-CLICHÊS ( FRASES ,PAAVRAS OU
EXPRESSÕES DESGASTADAS):
“A
esperança é a última que morre”
“Temos
que nos unir”
“A vida é
bela”
“O sol
nasce para todos”
“Temos
que deixar um mundo melhor para nossos filhos”
“A
natureza é nossa mãe”
“O verde
deve ser preservado”
“A Amazônia é o pulmão do mundo”
5-DESABAFOS: evite frases diretas
, exclamativas,em tom de desafio, apelo ou propaganda.
EX 1: “Vamos
conter a destruição da Amazônia!”- PARECE TOM DE DISCURSO DE POLÍTICO.
Evite as
exclamações numa dissertação : você não “ grita” no seu texto.
6-DIRECIONAMENTO AO LEITOR: não se
deve dirigir perguntas ao leitor , como
numa conversa.
EX: “Você
acha isso certo?”
7-PESSOALIDADE: NÃO SE DEVE expressar pessoalmente AS IDEIAS.
Ex:“Eu
não suporto a ideia de ver nossa floresta destruída”, “acho
que devemos tomar uma atitude”, “isso é algo para o qual eu não estou preparado: ver meu planeta ser arrasado
desse jeito”, “fico triste...” .Jamais use a 1ª. PESSOA DO SINGULAR – sua opinião deve ser imparcial
. Substitua o “eu acho” por: “É Perceptível...”, “ É notório...”
8-LINGUAGEM METAFÓRICA OU
POÉTICA: uso de poesia ou fguras excessivas d elinguagem.
EX: “Nosso
verde que se derrama pelos vales, cobrindo –nos com seus braços ,
protegendo-nos...”
9-VÍCIOS DE LINGUAGEM:SÃO
SEMELHANTES AO CLICHÊS, EXPRESSÕES CONSAGRADAS PELO USO , mas nem sempre
corretas e , muitas vezes , sem sentido.
EXEMPLOS:
a nível
de...
enquanto
ser humano...
o mesmo,
a mesma...
Iniciar a redação com gerúndio: EX: “Analisando, percebendo, constatando...”
JAMAIS CONCLUIR COM: “conclui-se”
, “podemos concluir que...”, a conclusão é...”
VÍCIO muito comum: CONFUNDIR contudo com uma conjunção de finalização de um texto .
Contudo
é o mesmo que : mas , entretanto , porém, todavia- dá idéia de contrariedade,
idéias opostas, mudança de planos .Jamais deve ser utilizado numa conclusão como
recurso de resumo das ideias anteriormente expostas
.
Exemplo: na conclusão começar
com: “Contudo isso , podemos perceber...”
PREPARAÇÃO PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL: COMEÇANDO SUA DISEERTAÇÃO
ARGUMENTATIVA
Passo a passo
1-Leia com calma os textos de
apoio e o tema, interpretando-o.
2-Marque as palavras – chave do
tema ( lembre-se :cada palavra tem sua importância )
Exemplo:
“Em que medida
manifestações
pró-ecológicas influenciam em comportamentos enraizados em nossa cultura de consumo descartável?”
Utilizei o recurso de destacar
cada palavra de uma cor diferente ,pois cada uma deve ser analisada em seu
significado e contexto , sem esquecer de nenhuma delas, para se interpretar bem
o tema, evitando fuga total ou parcial.
EM QUE
MEDIDA- até que ponto, qual a intensidade, qual a força, qual a importância?
Manifestações-
atos públicos a favor ou contra um sistema político, uma posição ideológica.
Pró-
ecológicas- a favor da ecologia, da preservação do meio ambiente.
Influenciam
– fazem pensar, mudam práticas, transformam hábitos , alteram rotinas,
redirecionam posturas...
Comportamentos-
hábitos, formas de agir, atitudes comuns.
Enraizados-
na raiz, ou seja- bem arraigados, firmes, alicerçados em idéias e concepções antigas,
difíceis de se modificar.
Em nossa
cultura- cultura brasileira, da qual
fazemos parte , capitalista ,em ascensão econômica, em franco desenvolvimento.
De
consumo- capitalista , de acúmulo de bens .
Descartável-
que não dura, efêmero, que não tem utilidade longa, muitas vezes desnecessário.
3- BRAINSTORMING- tempestade de
idéias
Escreva no rascunho tudo o que lhe vier à
mente sobre o tema , quaisquer palavras, expressões ou situações , notícias,
personalidades , tudo o que lembrar .
Exemplos: floresta, Chico Mendes, Código florestal, Amazônia, desmatamento, GREENPEACE,
serrote, árvore, preservação, efeitos , equilíbrio
,ecossistema.
4- Escolha de idéias e organização dos argumentos
Escolhidas as três idéias principais e mais relevantes ao assunto
,na sua opinião: Chico Mendes, Greenpeace, Código
florestal começa a construção do roteiro.
5- CONSTRUÇÃO DO ROTEIRO :
1-TESE- INTRODUÇÃO- Contextualizar e direcionar a discussão ,apresentando a
tese.Nela devem estar contidos os
argumentos que você vai defender nos parágrafos seguintes.
1º. ARGUMENTO: A influencia de
Chico Mendes .
2º. ARGUMENTO: O uso da mídia como aliada pelo GREENPEACE.
3º. ARGUMENTO: Os movimentos nas redes sociais e na mídia contra a aprovação
do Código florestal
.
Conclusão- Retomar o que afirmado na tese,
apresentando uma POSSÍVEL solução , reflexão
, analogia ou ressalva - VEREMOS
ISSO com mais profundidade no MÓDULO 5,
no dia 18/05)
6-CONSTRUÇÃO DA TESE- INTRODUÇÃO
PRIMEIRA PARTE DA TESE -
CONTEXTUALIZAÇÃO :
O
homem no começo do seu domínio sobre a
natureza,quando aprendeu a produzir e
manipular o fogo ,retirava dela apenas o necessário para sua sobrevivência:
lenha , frutos e animais.Hoje,na nossa sociedade de consumo, a crescente necessidade de matéria –prima tem acarretado na exploração indiscriminada das florestas.
SEGUNDA PARTE DA TESE-
DIRECIONAMENTO:
Na década
de 90,Chico Mendes manifestou-se contra essa prática, assim como o GREENPEACE , entre outros grupos
internacionais, que recorreram à mídia
com o fim de conscientizar a
população.Nos últimos meses, a discussão nas redes sociais acerca do novo
código florestal tem causado polêmica.
TÓPICO FRASAL OU TESE: presente
na parte final da introdução:
Todos
esses movimentos levam a questão: quão necessário será destruir para
efetivamente construir?
FICA ENTÃO ASSIM, A INTRODUÇÃO:
O homem no começo do seu domínio sobre a natureza,quando aprendeu a produzir e manipular o fogo
,retirava dela apenas o necessário para sua sobrevivência: lenha , frutos e
animais.Hoje,na nossa sociedade de consumo, a crescente necessidade de matéria –prima tem acarretado na exploração indiscriminada das florestas.Na década de 90,Chico Mendes manifestou-se contra essa
prática, assim como o GREENPEACE , entre
outros grupos internacionais, que recorreram à mídia com o fim de conscientizar a população.Nos últimos meses, a discussão
nas redes sociais acerca do novo código florestal tem causado polêmica.Todos esse movimentos levam à questão: quão necessário
será destruir para efetivamente construir?( TESE)
CONSTRUÍDA A INTRODUÇÃO E PREPARADA A
TESE , AGORA É SÓ SEGUIR O ROTEIRO E PRODUZIR SEU TEXTO.
ATÉ AMANHÃ!!
SEU
PROFESSOR DE REDAÇÃO
PROF.
FABIO EGGER
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