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quarta-feira, 16 de maio de 2012

Módulo 2- 15 de maio de 2012


Módulo 2

 Estruturas da dissertação : Introdução- técnicas de introdução
 1) Funções

 Parte A)

Contextualizarde onde o tema surgiu? Qual a relevância da questão proposta?:

            O homem no começo do seu domínio  sobre a natureza,quando  aprendeu a produzir e manipular o fogo ,retirava dela apenas o necessário para sua sobrevivência: lenha , frutos e animais.Hoje,na nossa sociedade de consumo,  a crescente necessidade de matéria –prima  tem acarretado na exploração indiscriminada das florestas.


 Parte B)


Direcionar a abordagem: como o tema será tratado? Que ponto de vista será defendido:


Na década de 90,Chico Mendes manifestou-se contra essa prática, assim como  o GREENPEACE , entre outros grupos internacionais, que recorreram à mídia  com o fim de conscientizar  a população.Nos últimos meses, a discussão nas redes sociais acerca do novo código florestal tem causado polêmica.

Parte C)


Tópico frasal ou tese: presente na parte final da introdução:


Todos esses movimentos levam a questão: quão necessário será destruir para efetivamente construir?










Parte A+ parte B + parte C= Introdução


O homem no começo do seu domínio  sobre a natureza,quando  aprendeu a produzir e manipular o fogo ,retirava dela apenas o necessário para sua sobrevivência: lenha , frutos e animais.Hoje,na nossa sociedade de consumo,  a crescente necessidade de matéria –prima  tem acarretado na  exploração indiscriminada das florestas.Na década de 90,Chico Mendes manifestou-se contra essa prática, assim como  o GREENPEACE , entre outros grupos internacionais, que recorreram à mídia  com o fim de conscientizar  a população.Nos últimos meses, a discussão nas redes sociais acerca do novo código florestal tem causado polêmica.Todos esses movimentos levam à questão: quão necessário será destruir para efetivamente construir ?
( TESE)

2) Estrutura:A introdução localiza-se no 1º parágrafo do texto → cerca de cinco ou seis linhas.

Função: Contextualização + Tese

 2.1) Tese

Conceito: eixo central / linha de raciocínio / Expressão do ponto de vista.

EX: Todos esses movimentos levam à questão: quão necessário será destruir para efetivamente construir?







TIPOS DE TESE

a) Tese explícita por etapasexplicitação dos três argumentos

Ex: Argumento 1-Na década de 90, Chico Mendes manifestou-se contra essa prática...

Argumento 2-..assim como  o GREENPEACE , entre outros grupos internacionais, que recorreram à mídia  com o fim de conscientizar  a população.

Argumento 3- Nos últimos meses, a discussão nas redes sociais acerca do novo código florestal tem causado polêmica.

Vantagem: garantia de cumprimento do planejamento
Desvantagem: previsibilidade

b) Tese implícita por idéia geral ou palavra-chave: sugestão sutil de ponto de vista.

Ex: O  Neocapitalismo selvagem é a palavra de ordem quando se trata de derrubar árvores

Vantagem: criatividade
Desvantagem: maior necessidade de organização e clareza



c) Tese implícita por pergunta: questionamento retórico e sugestivo

Ex: Todos esses movimentos levam à questão: quão necessário será destruir para efetivamente construir?

 Vantagem: indução contra-argumentativa

Desvantagem: necessidade extrema de precisão

2.2) Estratégias de contextualização

 a)  Introdução tradicional

 * frases genéricas de ambientação
EX:“quando o assunto é ecologia, não são poucas as dúvidas presentes ...”
 “muito se discute acerca de preservação ambiental ....”

 * Evitar os lugares-comuns ( Frases desgasatadas)
 EX:“Atualmente” (impreciso)
  “Desde os primórdios da humanidade” (não faz sentido)
  “A cada dia que passa”



b) Introdução Histórica

 * Citação de época passada ou episódio histórico

 * Objetivo: comparação com o presente   → semelhança→ diferença

 * Necessidade de exatidão, sem detalhismo

 EX: O homem no começo do seu domínio  sobre a natureza,quando  aprendeu a produzir e manipular o fogo ,retirava dela apenas o necessário para sua sobrevivência: lenha , frutos e animais.Na década de 90,Chico Mendes manifestou-se contra essa prática, assim como  o GREENPEACE , entre outros grupos internacionais, que recorreram à mídia  com o fim de conscientizar  a população.Nos últimos meses, a discussão nas redes sociais acerca do novo código florestal tem causado polêmica.

 c)  Introdução Conceitual

 *Definição da palavra-chave

 *Útil em temas reflexivos abstratos / teoria x prática

 EX: Quando a palavra ecologia surgiu , parecia ser ao mais uma tentativa de nomear  apenas mais um ramo da ciência, ou seja seria apenas o estudo do ecossistema , seu equilíbrio e relação entre os seres e fenômenos que o compõem.  




d) Introdução Fotográfica

 *Citação de três imagens sucessivas que apresentem o tema

 *Vantagem: dinamismo

EX: Motosserras.Estrondo.Deserto.Esse é o quadro sequencial que se desenha todos os dias em grande parte da floresta Amazônica...

 e)  Introdução Jornalística

 * Micro-narrativa que ilustre o tema

 EX: tipos de micronarrativa:
a) Real (todos os dias parte da Amazônia se perde, segundo pesquisas )

 b) Fictícia (“João das Couves  derrubou uma árvore....”)

 c) Hipotética (“Não é difícil imaginar essa cena: todos os dias, grileiros e desmatadores se unem na destruição gritante da floresta ...”)






f) Introdução Cultural

 * Citação de obra de referência ilustrativa do tema (livro, música, filme, pintura etc.)
 * Demonstração criativa de conhecimento cultural com aplicação no cotidiano
 * Perigos: pedantismo, imprecisão

EX: Um grande sucesso dos cinemas, o filme “O senhor dos anéis” – baseado  na obra de Tolkien, podemos perceber uma metáfora moderna da luta da natureza contra seus opressores,Em uma das cenas mais famosas ocorre uma rebelião das árvores e o seu auxílio na a contra os destruidores da fictícia terra de Mordor.

Como  “COMEÇAR” a  introdução?

Algumas sugestões:

Cogita-se, com muita freqüência, de ...

Muito se tem discutido, recentemente, acerca de ...

Muito se debate, hoje em dia, ...

O (A) ..... é de fundamental importância em ....

É de fundamental importância o (a) ....

É indiscutível que ... / É inegável que ...

Muito se discute a importância de ...

Comenta-se, com freqüência, a respeito de ...

Não raro, toma-se conhecimento, por meio de ...,

Apesar de muitos acreditarem que .... (refutação)

Ao contrário do que muitos acreditam ... (refutação)

Pode-se afirmar que, em razão de ...( devido a, pelo ) ...

Ao fazer uma análise da sociedade, busca-se descobrir as causas de ....

Talvez seja difícil dizer o motivo pelo qual ...

Ao analisar o (a, os, as) ... , é possível conhecer o (a, os, as) .... , pois ...

Estas são algumas formas de inciar sua introdução, mas existem muitas outras como a citação de um trecho ou opinião de uma autor renomado, a exemplificação de figuras grandiosas entre tantas outras formas,mas lembre-se que o que mais importa é que você use seus conhecimentos com ideias originais e interessantes.

Prof. Fabio Egger

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