PENSO

PENSO
LOGO EXISTO

domingo, 24 de julho de 2011

AULA 6: INTRODUÇÃO

Estruturas da dissertação I: Introdução

1) Funções


* Contextualizar: de onde o tema surgiu? Qual a relevância da questão proposta?

* Direcionar a abordagem: como o tema será tratado? Que ponto de vista será defendido?


2) Estrutura:


* 1º parágrafo do texto cerca de cinco ou seis linhas

* Contextualização + Tese


2.1) Tese


* Conceito: eixo central / linha de raciocínio / Expressão do ponto de vista.


* Tipos:


a) Tese explícita por etapas: explicitação dos três argumentos


- Vantagem: garantia de cumprimento do planejamento

- Desvantagem: previsibilidade


b) Tese implícita por idéia geral ou palavra-chave: sugestão sutil de ponto de vista


- Vantagem: criatividade

- Desvantagem: maior necessidade de organização e clareza


c) Tese implícita por pergunta: questionamento retórico e sugestivo


- Vantagem: indução contra-argumentativa

- Desvantagem: necessidade extrema de precisão


2.2) Estratégias de contextualização


a) Tradicional


* Frases genéricas de ambientação

- “quando o assunto é (...), não são poucas as dúvidas presentes (...)”

- “muito se discute acerca de (...)”


* Evitar os lugares-comuns

- “Atualmente” (impreciso)

- “Desde os primórdios da humanidade” (não faz sentido)

- “A cada dia que passa”


b) Histórica


* Citação de época passada ou episódio histórico

* Objetivo: comparação com o presente semelhança

diferença

* Necessidade de exatidão, sem detalhismo

* Excelente para o Enem Interdisciplinaridade


c) Conceitual


* Definição da palavra-chave

* Útil em temas reflexivos abstratos / teoria x prática


d) Fotográfica


* Citação de três imagens sucessivas que apresentem o tema

* Vantagem: dinamismo


e) Jornalística


* Micro-narrativa que ilustre o tema

* Narrativa Real

Fictícia (“João das Couves rouba o jornal da porta do vizinho...”)

Hipotética (“Não é difícil imaginar essa cena: ...”)


f) Cultural

* Citação de obra de referência ilustrativa do tema (livro, música, filme, pintura etc.)

* Demonstração criativa de conhecimento cultural com aplicação no cotidiano

* Perigos: pedantismo, imprecisão


Nenhum comentário: