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domingo, 31 de julho de 2011

AULA 8- DESENVOLVIMENTO:INDUÇÃO E DEDUÇÃO


Estruturas da dissertação III: Desenvolvimento


1) Definições gerais:


* Parágrafo: unidade de texto em que se desenvolve uma idéia central, articulada ao todo.


* Argumentação: sustentação racional de uma opinião.


* Desenvolvimento: demonstração por etapas da tese, ou seja, a parte da dissertação em que se realizará a argumentação.


2) Estrutura


* Geral: preferencialmente, três parágrafos, com cinco ou seis linhas cada.


* Interna dos parágrafos: tópico frasal + comprovação


a) Tópico frasal: declaração “inicial” – afirmativa ou negativa – em que se apresenta um juízo de valor acerca de um assunto, ou seja, é a frase em que se expressa a opinião a ser provada em relação ao tema.


b) Fundamentação: conjunto de duas ou três frases que comprovam o tópico frasal, por meio da apresentação de evidências ou premissas.


OBS: ordenamento do argumento


→→→ PORQUE →→→


Argumento = opinião + fundamentação


←←← PORTANTO ←←←


Exemplos:


Escrever bem é importante (opinião), porque a escrita é uma forma de expressar o pensamento (fundamentação)


O mercado de trabalho valoriza profissionais que consigam se expressar com eficiência (fundamentação), portanto escrever bem é importante (opinião).


3) Técnicas de argumentação


3.1) Aspectos elementares


a) Dúvida originária


* Tema polêmico: é aquele em que existem, pelo menos, dois pontos de vista diferentes.


* Tarefa inicial: analisar posicionamentos contrários para buscar um ponto de vista mais maduro e possibilitar técnica de contra-argumentação.


b) Objetivo e motivação


* Objetivo: Convencer X de Y


* Motivação: Saciar desejo, base subjetiva


c) Razão e lógica


* Buscar sensatez, racionalidade


* Não utilizar fundamentações ligadas à fé


* Evitar radicalismo


* Raciocínios: indutivo / dedutivo / dialético


3.2) Fundamentação


* Base Factual: apresentação de evidências (exemplos, estatísticas, percepções da realidade).

Fonte: conhecimento e textos de apoio.


Critérios de validade:


- Pertinência: relação direta com o tema


- Relevância: reconhecimento geral


- Suficiência: quantidade significativa


* Base Ideal: criação de uma linha de raciocínio pelo uso de premissas (conceitos, leis, axiomas, regras, “verdades universais”).


Critérios de validade:


- Relação de causa x conseqüência


- Profundidade



Apresentação de evidências (indução) ou premissas (dedução).


No primeiro caso, trata-se de “parcelas da realidade” – casos, fatos, dados, estatísticas, percepções do cotidiano – que, articuladas de modo suficiente, pertinente e relevante, permitem uma generalização. O uso de exemplos, portanto, é tipicamente indutivo, já que casos particulares permitem a criação de uma regra.


No caso da dedução, cria-se uma linha de raciocínio baseada em “premissas”, ou seja, “verdades”, conceitos pouco questionáveis, axiomas, regras etc. Assim, comprova-se um ponto de vista estabelecendo relações ideais, e não factuais, como no caso da indução.


A apostila tem dois bons exemplos, mas apresento mais um para auxiliar:


Tema: a educação como meio de combater a criminalidade


Indução: Nesse sentido, a educação pode constituir um meio eficaz de combate à violência.Em pesquisa recente da Unesco, identificou-se que o percentual do PIB investido por um país em educação é inversamente proporcional às suas taxas de criminalidade, comprovando uma sensação comum a estudiosos. Há exceções, sem dúvida, mas sua baixa incidência ajuda a confirmar a regra.


Reparem que, para comprovar a frase inicial – o tópico frasal –, o parágrafo apresenta uma estatística, ou seja, uma evidência que quantifica diversos casos particulares. Trata-se, portanto, de uma comprovação por indução.


Dedução: Nesse sentido, a educação pode constituir um meio eficaz de combate à violência.Isso porque, em sua origem, muitos crimes são explicados por fatores morais, mais do que por pressões sociais. Sem dúvida, o que leva alguém a infringir uma lei, em última instância, são seus valores. A esse respeito, o sistema educacional pode oferecer alternativas, na medida em que exerce papel decisivo na formação do caráter individual.


Embora apresente o mesmo tópico frasal, o parágrafo acima cria uma linha de raciocínio baseada em premissas, como na estrutura de um silogismo. O mais elementar dos exemplos sempre ajuda na compreensão.


Todo homem é mortal (premissa maior)

Sócrates é homem (premissa menor)

Logo, Sócrates é mortal (conclusão)


Nesse caso, premissa maior e premissa menor, articuladas, comprovam a opinião pretendida, que acaba sendo a conclusão do raciocínio. Embora tenha um formato aparentemente mais complexo, o parágrafo dedutivo apresentado segue a mesma estrutura:


Muitos crimes são causados por fragilidades morais (premissa maior)

A educação fortalece os valores morais (premissa menor)

A educação é eficaz no combate à criminalidade (conclusão)

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