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domingo, 24 de julho de 2011

AULA 5: PLANEJAMENTO DO TEXTO

Planejamento textual

1) Considerações iniciais


* Problemas no improviso


- Falta de ideias

- Repetição de argumentos

- Piora no final

- Incoerência / contradições


* Tempo:


Redigir → planejamento + execução


Conteúdo forma

50% (30’) 50% (30’)


2) Criação do roteiro


1ª etapa: Interpretação do tema


2ª etapa: Criação livre de ideias


3ª etapa: Organização e seleção de ideias


4ª etapa: Roteiro propriamente dito / elaboração da tese

* 1ª etapa: interpretação do tema.


Já foi trabalhado no capítulo anterior, ressaltando que, se essa tarefa não for cumprida com correção, todas as outras estarão comprometidas.


* 2ª etapa: associação livre de ideias.

Sem qualquer filtro, escreva na folha de rascunho tudo que vier à cabeça acerca do tema. Servem exemplos, hipóteses, histórias, causas, consequências, soluções, comparações, definições, características etc. Sugiro isso seja feito por meio de tópicos curtos: o objetivo aqui é apenas registrar as ideias, para evitar a desagradável sensação de ter um pensamento e, após alguns instantes, perdê-lo. Essa etapa deve durar quanto tempo for necessário para que se tenha um panorama geral sobre a proposta temática, com conteúdo suficiente para criar, preferencialmente, pelo menos três parágrafos argumentativos.

*3ª etapa: seleção e organização de ideias. Como a etapa anterior foi feita sem maiores preocupações com a pertinência e com a relevância das questões, é provável que haja tópicos sem coerência externa (não fazem sentido) e interna (contraditórios). Nesse contexto, é preciso eliminar as “besteiras” e reter apenas o que for, de fato, importante para o texto. Reparem que, normalmente, é nesta etapa que se define o seu posicionamento acerca do tema. Em uma redação sobre a pena de morte, por exemplo, surgem ideias favoráveis e contrárias a essa medida. Ao selecionar os argumentos que serão utilizados, decide -se que lado defender.


Além disso, em muitos casos, é preciso selecionar apenas os tópicos mais importantes, na medida em que o excesso de ideias pode gerar textos superficiais. Traduzindo: devem ser escolhidos três argumentos centrais – a essência dos parágrafos de desenvolvimento – que precisam ser explorados com o máximo de profundidade. Se tentar trabalhar com seis ou sete questões, por exemplo, o aluno provavelmente mesclará tópicos muito dissociados em um mesmo parágrafo, o que tornará a redação confusa e impedirá uma boa argumentação.

Para completar, é nesta etapa que se definirá a ordem dos argumentos. Embora os parágrafos de desenvolvimento abordem questões distintas, eles fazem parte de um mesmo texto, por isso devem se relacionar, em uma sequência lógica. Para garantir essa fluência, é preciso fazer uma escolha consciente.

* 4ª etapa: roteiro final. Com os argumentos escolhidos e ordenados, começa a criação das frases centrais do texto. Em primeiro lugar, é preciso criar um período capaz de resumir o ponto de vista geral que será defendido na redação: a tese.


Como criar uma tese sem definir previamente o que será argumentado?


Idealmente,deve- se também criar outras três frases que resumam o que será defendido nos parágrafos argumentativos. Esses períodos, que ganharão o nome de “tópicos frasais” no capítulo 7 da apostila (desenvolvimento), revelam as opiniões que serão justificadas ao longo das três etapas do desenvolvimento, sempre articuladas à comprovação da tese.


Uma vez que tudo isso tenha sido feito, o esqueleto da redação estará pronto. Basta seguir o roteiro e expressar as ideias já elaboradas da forma mais clara possível: o problema do conteúdo, portanto, já está resolvido. Em muitos casos, até mesmo o tradicional rascunho pode ser dispensado, embora ele possa ser complementar ao planejamento. O ponto central é: se não houver tempo de fazer os dois – rascunho e planejamento – é preferível fazer apenas o segundo, que é mais rápido e organizado, por isso gera resultados melhores.


Como, de maneira geral, os vestibulares atribuem 50% dos pontos da redação à forma e 50% ao conteúdo, não chega a ser absurdo dedicar metade do tempo da produção textual ao roteiro do texto. Isso significa que faz sentido utilizar, tranquilamente, até 30 ou 35 minutos nesse procedimento.



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