Planejamento textual
1) Considerações iniciais
* Problemas no improviso
- Falta de ideias
- Repetição de argumentos
- Piora no final
- Incoerência / contradições
* Tempo:
Redigir → planejamento + execução
Conteúdo forma
50% (30’) 50% (30’)
2) Criação do roteiro
1ª etapa: Interpretação do tema
2ª etapa: Criação livre de ideias
3ª etapa: Organização e seleção de ideias
* 1ª etapa: interpretação do tema.
Já foi trabalhado no capítulo anterior, ressaltando que, se essa tarefa não for cumprida com correção, todas as outras estarão comprometidas.
* 2ª etapa: associação livre de ideias.
*3ª etapa: seleção e organização de ideias. Como a etapa anterior foi feita sem maiores preocupações com a pertinência e com a relevância das questões, é provável que haja tópicos sem coerência externa (não fazem sentido) e interna (contraditórios). Nesse contexto, é preciso eliminar as “besteiras” e reter apenas o que for, de fato, importante para o texto. Reparem que, normalmente, é nesta etapa que se define o seu posicionamento acerca do tema. Em uma redação sobre a pena de morte, por exemplo, surgem ideias favoráveis e contrárias a essa medida. Ao selecionar os argumentos que serão utilizados, decide -se que lado defender.
Para completar, é nesta etapa que se definirá a ordem dos argumentos. Embora os parágrafos de desenvolvimento abordem questões distintas, eles fazem parte de um mesmo texto, por isso devem se relacionar, em uma sequência lógica. Para garantir essa fluência, é preciso fazer uma escolha consciente.
* 4ª etapa: roteiro final. Com os argumentos escolhidos e ordenados, começa a criação das frases centrais do texto. Em primeiro lugar, é preciso criar um período capaz de resumir o ponto de vista geral que será defendido na redação: a tese.
Idealmente,deve- se também criar outras três frases que resumam o que será defendido nos parágrafos argumentativos. Esses períodos, que ganharão o nome de “tópicos frasais” no capítulo 7 da apostila (desenvolvimento), revelam as opiniões que serão justificadas ao longo das três etapas do desenvolvimento, sempre articuladas à comprovação da tese.
Uma vez que tudo isso tenha sido feito, o esqueleto da redação estará pronto. Basta seguir o roteiro e expressar as ideias já elaboradas da forma mais clara possível: o problema do conteúdo, portanto, já está resolvido. Em muitos casos, até mesmo o tradicional rascunho pode ser dispensado, embora ele possa ser complementar ao planejamento. O ponto central é: se não houver tempo de fazer os dois – rascunho e planejamento – é preferível fazer apenas o segundo, que é mais rápido e organizado, por isso gera resultados melhores.
Como, de maneira geral, os vestibulares atribuem 50% dos pontos da redação à forma e 50% ao conteúdo, não chega a ser absurdo dedicar metade do tempo da produção textual ao roteiro do texto. Isso significa que faz sentido utilizar, tranquilamente, até 30 ou 35 minutos nesse procedimento.
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