Coesão (20%)
1) Conceito
Trata-se da unidade lingüística do texto, realizada por recursos gramaticais, com dois objetivos:
* Evitar repetições
→ Intrafrasal
* Estabelecer nexos → Interfrasal
→ Interparagrafal
2) Tipologia
2.1) Coesão Referencial / Remissiva
Estaduais, brasileiros, Libertadores e mundial: o Flamengo já ganhou tudo (ANÁFORA).
O Flamengo já ganhou tudo: estaduais, brasileiros, Libertadores e mundial (CATÁFORA).
a) Formas remissivas gramaticais
- Pronomes, artigos, numerais, advérbios, elipses, zeugmas etc.
- Podem acompanhar ou substituir um nome
- Não acrescentam sentido
Exemplo:
Afonso comeu mamão; Julia, uva.
Frederico estava com pressa. (ele) Não teve tempo de vestir a calça.
OBS: o uso de pronomes demonstrativos:
Falta de vergonha: esse é o problema (anáfora)
O problema é este: falta de vergonha (catáfora)
b) Formas remissivas lexicais
- Acrescentam sentido
- Trazem maior riqueza ao texto
* Sinônimos
Eleição: votação / pleito / escrutínio
* Hiperônimos / hipônimos
- Laranja: fruta
- Futebol: Esporte
- Inveja: sentimento
- Problema: situação
- Democracia: sistema
* Termos-síntese
- Miséria, fome, pobreza: problemas
- Reduzir a carga tributária, aprovar a reforma política, investir em educação. Muitas medidas podem melhorar a situação do país.
* Definições
- Neoliberalismo: regime do Estado mínimo
- Países periféricos: nações que desempenham papel secundário no cenário internacional
* Metonímia
- Tempo: o passar dos anos / o girar dos ponteiros do relógio
- Submeter-se: curvar-se
* Epítetos:
- Zico: galinho de Quintino
- Romário: Baixinho
- Roberto Carlos (cantor): rei
- Castro Alves: o poeta dos escravos
- Machado de Assis: o “bruxo do Cosme Velho”
- Gregório de Matos: boca do inferno
- Rio de Janeiro: cidade maravilhosa
- Cinema: sétima arte
2.2) Coesão Seqüencial
a) Frases de apoio
Válido analisar também
Essencial considerar ainda
É Importante observar antes de tudo
Torna-se necessário discutir , portanto , que (...)
Parece possível ressaltar no entanto
imprescindível afirmar de fato
fundamental destacar nesse sentido
c) “Ganhos”
* Antecipação
* Retomada
- Nível 1: nada
- Nível 2: uso simples de conectivos
- Nível 3: uso de conectivo + referência ao parágrafo anterior
- Nível 4: gancho semântico forte
Um comentário:
Dicas muito booa.
Obrigada.
Postar um comentário