PENSO

PENSO
LOGO EXISTO

quarta-feira, 27 de julho de 2011

AULA 7 - CONCLUSÃO

Conclusão

1- Funções


* Básica: extrair a essência dos argumentos / ratificar a tese / confirmar o ponto de vista.


* Avançada: ampliar as fronteiras do texto / elevar ou manter o nível de interesse do leitor, surpreendendo-o.


2- Estrutura


Reafirmação da tese + Desfecho criativo (“algo mais”)


2.1) Básica: reescrever a tese, com novos termos e um conectivo de conclusão.


Dica: Recomenda-se o deslocamento do conectivo para o meio da frase.


2.2) Avançada: apresentar novo conteúdo, de preferência com relação circular com a introdução / recomendável:

frase de desfecho (fragmento final curto e impactante).


a) Reflexão


* Propor um pensamento aprofundado sobre a questão de fundo


* Objetivo: fazer o leitor pensar


b) Ressalva


* Antecipação a possíveis críticas céticas (“x ≠ 0”)


* “Resta saber se (...)” / “(...), desde que (...)”


c) Ironia


* Humor crítico, sutil e indireto, porém claro.


* Qualidade: sintonia de inteligências (decifração de código)


* Técnica possível: proposta de soluções absurdas


* Evitar ironias em temas graves (Ex: fome, prostituição infantil)


d) Analogia / Metáfora


* Associação do tema a uma situação de outra natureza


* Circularidade com a introdução (desejável)


* Estratégia criativa


* Cuidado com a pieguice


e) Solução


* Evitar discursos “vazios”, panfletários redação ≠ discurso político


* Dois níveis:


- Conjuntural: soluções emergenciais / amenização dos sintomas


Ex: desemprego de recessão seguro desemprego / acordos setoriais


- Estrutural: soluções de longo prazo


Ex: desemprego da globalização qualificação profissional / escolas técnicas


* Necessidade de bom senso soluções aplicáveis


* Demonstração de consciência das limitações


* Se for preciso propor uma solução utópica, deve-se defendê-la



f) Vantagens secundárias


* Micro-argumento auto-explicativo



Título


Embora não seja obrigatório em algumas provas, é um forte aliado para a nota 10.


Dicas básicas


* Deve ser curto (quatro ou cinco palavras)


* De preferência, nominal (sem verbo)


* Centralizado na linha 1 (pular uma linha antes de começar o texto)


* Sem destaques (não sublinhar, envolver, colocar aspas etc.)


* Sem ponto final


* Apenas a primeira letra maiúscula (se não houve nome próprio)


OBS: Evitar fórmulas desgastadas


Dicas avançadas / virtudes


* Deve ser exclusivo


* Deve despertar seduzir o leitor


* Mensagem cifrada, compreendida apenas na conclusão







































































Nenhum comentário: