Aspectos básicos da dissertação:
- Localização do título (centralizado na linha 1, quando não houve um espaço especifico destinado para ele)
- Início do texto (preferencialmente na linha 3, se o título estiver na linha 1)
- Marcação de parágrafo (um ou dois "dedos" de espaço para a margem)
- Respeito às margens (com separação de sílabas)
- Parágrafos em seqüência (sem pular linhas entre eles)
- Necessidade de letra legível (não precisa ser "bonita", mas o corretor precisa entender; a letra "de imprensa" é permitida, mas é recomendável marcar as maiúsculas com um tamanho maior)
- Uso de caneta (azul ou preta)Características da dissertação
1) A redação do vestibular
* Antigamente: indefinição de tema e tipo textual
* Hoje: parâmetro de comparação
* Dimensões
- Tempo: 1h (Uerj, Enem), 1h30m (Uff) - Necessidade de adequação
- Espaço: cerca de 25 linhas (média no Rio)
* Tema polêmicos (permitem mais do que um ponto de vista), frequentemente abstratos e, no máximo, em sintonia indireta com atualidade
- Fuga total: nota zero (raros)
- Fuga parcial: nota 6,0, no máximo (muito freqüente) Ex: criminalidade x violência
* Média: notas intermediárias
* Critérios: tema + tipo textual + coerência + coesão + modalidade escrita (pesos e nomes diferentes em cada banca)
* Tipos de texto
- Descrição (Uff)
- Narração (Uff e Cederj)
- Carta argumentativa (Uerj, Puc, Uff)
- Dissertação (todas, inclusive Enem)
2) Modelo dissertativo:
a) Expositivo: panorama imparcial de idéias, informações. Ex: matérias de jornal, livros didáticos.
b) Argumentativo: defesa de um ponto de vista. Ex: colunas de jornais
OBS: texto argumentativo ≠ texto opinativo (sustentar opinião x parafrasear opinião)
2.1) Ponto de vista:
* Qualquer posicionamento é valido, desde que bem fundamentado
Exceção: Enem (Direitos Humanos, correção ideológica)
- Em tese, preconceitos são aceitos, mas têm difícil sustentação
- Não precisa adivinhar “o que a banca pensa” → avaliação do potencial de convencimento
- Buscar pontos de vista diferenciados, originais
* Opinião deve ser nítida, seja extrema ou intermediária
Cuidado: ponto de vista intermediário x ausência de ponto de vista (ficar em cima do muro)
2.2) Linguagem impessoal
* Imparcialidade ≠ impessoalidade
* Objetivo: evitar redundâncias + aumentar credibilidade
OBS: a 1ª pessoa do plural é apenas tolerada, mas deve ser evitada
2.3) Objetividade:
* Análises devem ser:
- Objetivas (mesmo nos temas abstratos)
- Científicas (sem tom emotivo)
- Racionais (sem uso de argumentos religiosos)
- Universais (sem uso de experiências pessoais)
- Ponderadas (sem radicalismos)
2.4) Modalidade escrita
* Padrão culto, com simplicidade e clareza
* Ausência de traços de oralidade
- gírias (“desde que o mundo é mundo”)
- contrações (“pra”, “né”)
- “internetês”
- vocabulário impreciso (“coisa”)
- abreviatura
- períodos longos ou curtos demais
2.5) Estrutura
* Preferencialmente, cinco parágrafos
- (1) Introdução: 5/6 linhas
- (3) Desenvolvimento: 5/6 linhas
- (1) Conclusão: 5/6 linhas
2.6) Qualidades
* Elementares:
- Coesão
- Coerência
- Concisão
- Clareza
- Correção
Nota 7,0 / 8,0
* Diferenciadas:
- Profundidade (boas premissas ou evidências)
- Senso crítico (visão diferenciada)
- Criatividade (linguagem e/ou conteúdo com “autoria”).
Nota 9,0 / 10,0
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