PENSO

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domingo, 24 de julho de 2011

AULA 2: CARACTERÍSTICAS DA DISSERTAÇÃO


Aspectos básicos da dissertação:


- Localização do título (centralizado na linha 1, quando não houve um espaço especifico destinado para ele)

- Início do texto (preferencialmente na linha 3, se o título estiver na linha 1)

- Marcação de parágrafo (um ou dois "dedos" de espaço para a margem)

- Respeito às margens (com separação de sílabas)

- Parágrafos em seqüência (sem pular linhas entre eles)

- Necessidade de letra legível (não precisa ser "bonita", mas o corretor precisa entender; a letra "de imprensa" é permitida, mas é recomendável marcar as maiúsculas com um tamanho maior)

- Uso de caneta (azul ou preta)

Características da dissertação

1) A redação do vestibular


* Antigamente: indefinição de tema e tipo textual

* Hoje: parâmetro de comparação

* Dimensões

- Tempo: 1h (Uerj, Enem), 1h30m (Uff) - Necessidade de adequação

- Espaço: cerca de 25 linhas (média no Rio)


* Tema polêmicos (permitem mais do que um ponto de vista), frequentemente abstratos e, no máximo, em sintonia indireta com atualidade


- Fuga total: nota zero (raros)

- Fuga parcial: nota 6,0, no máximo (muito freqüente) Ex: criminalidade x violência


* Média: notas intermediárias


* Critérios: tema + tipo textual + coerência + coesão + modalidade escrita (pesos e nomes diferentes em cada banca)


* Tipos de texto

- Descrição (Uff)

- Narração (Uff e Cederj)

- Carta argumentativa (Uerj, Puc, Uff)

- Dissertação (todas, inclusive Enem)


2) Modelo dissertativo:


a) Expositivo: panorama imparcial de idéias, informações. Ex: matérias de jornal, livros didáticos.

b) Argumentativo: defesa de um ponto de vista. Ex: colunas de jornais


OBS: texto argumentativo ≠ texto opinativo (sustentar opinião x parafrasear opinião)


2.1) Ponto de vista:


* Qualquer posicionamento é valido, desde que bem fundamentado

Exceção: Enem (Direitos Humanos, correção ideológica)

- Em tese, preconceitos são aceitos, mas têm difícil sustentação

- Não precisa adivinhar “o que a banca pensa” avaliação do potencial de convencimento

- Buscar pontos de vista diferenciados, originais

* Opinião deve ser nítida, seja extrema ou intermediária

Cuidado: ponto de vista intermediário x ausência de ponto de vista (ficar em cima do muro)


2.2) Linguagem impessoal


* Imparcialidade ≠ impessoalidade

* Objetivo: evitar redundâncias + aumentar credibilidade


OBS: a 1ª pessoa do plural é apenas tolerada, mas deve ser evitada


2.3) Objetividade:


* Análises devem ser:


- Objetivas (mesmo nos temas abstratos)

- Científicas (sem tom emotivo)

- Racionais (sem uso de argumentos religiosos)

- Universais (sem uso de experiências pessoais)

- Ponderadas (sem radicalismos)


2.4) Modalidade escrita


* Padrão culto, com simplicidade e clareza

* Ausência de traços de oralidade


- gírias (“desde que o mundo é mundo”)

- contrações (“pra”, “né”)

- “internetês”

- vocabulário impreciso (“coisa”)

- abreviatura

- períodos longos ou curtos demais


2.5) Estrutura


* Preferencialmente, cinco parágrafos


- (1) Introdução: 5/6 linhas

- (3) Desenvolvimento: 5/6 linhas

- (1) Conclusão: 5/6 linhas


2.6) Qualidades


* Elementares:


- Coesão

- Coerência

- Concisão

- Clareza

- Correção

Nota 7,0 / 8,0


* Diferenciadas:


- Profundidade (boas premissas ou evidências)

- Senso crítico (visão diferenciada)

- Criatividade (linguagem e/ou conteúdo com “autoria”).

Nota 9,0 / 10,0

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